Você sabe o que é Omnichannel?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é Omnichannel? Omni, vem do latim, que significa todos, já channel, é uma palavra Inglesa que significa canal. Assim, de um modo geral, omnichannel significa “todos os canais”. Talvez não saiba o que isso signifique na teoria, mas provavelmente já vivenciou diversas experiências desse tipo.

Exemplificando: Vamos supor que você acesse um aplicativo de um supermercado em seu celular. Após selecionar os itens desejados, você se distrai, e acaba se esquecendo de finalizar a compra.

Algumas horas mais tarde, você entra na mesma loja física e recebe uma notificação com ofertas exclusivas dos produtos que já havia selecionado no app. A lembrança é útil e te ajuda a levar para casa alguns produtos diretamente do estabelecimento.

Mas não para por aí. Ao chegar na sua casa, você recebe no e-mail um lembrete dos itens que ainda não comprou, mas que permaneceram no carrinho virtual. Então, você acessa o app e finaliza a compra. Reparou como todas as opções de compra estão interligadas de forma simultânea? Através do omnichannel, tudo isso é possível.

O centro do relacionamento omnichannel sempre será o Cliente e acontecerá um tratamento especifico para cada caso, produto ou serviço prestado.

Empresas como a Disney, Starbucks, Amazon e Nubank entregam experiências incríveis de omnichannel para seus clientes. O interessante é que, muitas vezes, essas experiências são pequenas coisas, mas que para o cliente tem um grande valor.

Por que você deve adotar uma estratégia Omnichannel em sua empresa?

A adoção da estratégia Omnichannel é importante por ser uma forma de entender o cliente e atendê-lo adequadamente. É uma maneira de pensar e agir que possibilita uma interação entre a empresa e o consumidor em todos os lugares, o tempo todo.

As empresas em todo o mundo estão adotando uma estratégia Omnichannel, não apenas para melhorar suas vendas, mas sobretudo, melhorar o relacionamento com seus clientes. Com a adoção da estratégia, algumas tendências positivas podem ser observadas, tais como: melhoria do fluxo e satisfação no atendimento, melhoria no relacionamento com os clientes e aumento significativo de vendas.

Como transformar seu negócio em Omnichannel?

Para aplicar uma estratégia Omnichannel em sua empresa, é necessário promover a integração das seguintes áreas:

  • Logística: esse processo deve ser integrado entre todas as lojas;
  • Tecnologia: os sistemas devem suportar a integração;
  • Atendimento ao cliente: o serviço deve ser capacitado para resolver os problemas dos consumidores, independentemente da origem ou da abordagem;
  • Marketing: essa área deve direcionar e permitir que o cliente transite livremente entre as lojas, físicas ou virtuais e encontre as mesmas informações;
  • Gestão: a unificação do sistema vai permitir o acesso de todos os colaboradores a informações sobre preços, estoque e contabilidade.

É importante saber que o Omnichannel não surgiu por acaso. Ele é consequência de uma mudança no comportamento do novo consumidor, que utiliza a tecnologia para obter variedade e comodidade.

Se você prestar atenção, vai perceber que aos poucos nós resolvemos as situações comuns pelos mais diversos meios como: pagar contas lendo o código de barras com o smartphone, fazer compras abrindo uma aba no navegador, chamar um meio de transporte ou pedir comida por meio de aplicativos.

Esse novo consumidor informatizado, também chamado de consumidor 3.0, é extremamente conectado. Ele quer resolver todos os assuntos de forma ágil, mas para que isso ocorra é necessário que a empresa elimine obstáculos que existem entre o atendimento e a interação digital.

Oferecer vários canais (Multichannel) não integrados vai totalmente contra a expectativa do consumidor Omnichannel. Ao contrário de facilitar sua vida, ele leva o cliente à um labirinto cheio de dificuldades. Infelizmente, é o que acontece em diversas empresas.

Agora que você já sabe o que é o Omnichannel, que tal implementar esse modelo em sua empresa, e alavancar suas vendas? Entre em contato com nossa equipe de Marketing, para te auxiliar e orientar nessa nova fase!

Telefone: (19) 3831-9797

E-mail: [email protected]

Chat online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *